Reabilitação estética oral

O que é a Reabilitação Oral?

A Reabilitação Oral é a especialidade da Medicina Dentária responsável por restituir a função, a estrutura e a estética dentária, sempre que estas se encontram comprometidas. Este comprometimento pode ser causado por cáries extensas que afetem a resistência do dente; tratamentos prévios desadaptados; fraturas dentárias; desgaste dentário provocado por hábitos parafuncionais como o bruxismo (ranger os dentes), onicofagia (roer as unhas) etc ; alterações de cor derivadas de tratamentos antigos; ausências dentárias; entre outros.

Que tipo de tratamentos são realizados em Reabilitação Oral?

  • Facetas Dentárias
  • Coroas 
  • Overlays, onlays, inlays, veneerlays
  • Pontes
  • Reabilitação sobre implantes

O que são facetas dentárias?

As facetas dentárias são peças ultrafinas em cerâmica que ao serem aderidas ao dente permitem corrigir alterações dentárias de forma, cor e posição, com o objetivo de alcançar uma correção estética e funcional do sorriso. 

Saúde

A reabilitação oral com a confecção de peças de cerâmica biocompatíveis permite restabelecer a anatomia dentária, exponenciando a saúde dentária e gengival.

Estética

A reabilitação estética permite corrigir defeitos dentários de cor, forma e posição, de modo a obter um sorriso mais harmonioso. Cada sorriso é planeado de forma personalizada, atendendo às características faciais de cada paciente para que se enquadre no seu rosto, se adeque à sua personalidade e aumente a sua auto-estima!

Estrutura

A cerâmica é um material muito resistente com indicação para restaurar estrutura dentária perdida e reforçar a resistência do dente. Dentes com cavidades muito extensas têm maior probabilidade de fratura devido ao reduzido remanescente dentário que apresentam, pelo que devem ser reabilitados com um material resistente, como a cerâmica, para poderem suportar as forças de mastigação.   

Função

A reabilitação oral permite corrigir problemas funcionais, equilibrando a forma como as forças provenientes da mastigação e da oclusão do paciente são distribuídas. É importante minimizar as sobrecargas e traumas oclusais, de modo a prevenir dores musculares, problemas na ATM (articulação dos maxilares), fraturas dentárias, entre outros.

Passo a passo de um tratamento com facetas dentárias

N

Na primeira consulta de Reabilitação Oral é fundamental realizar um correto diagnóstico através da observação clínica, avaliação dos exames radiográficos, moldes ou scan digital e realização de um estudo fotográfico. 

N

Com base nestes dados, é realizado um estudo digital do sorriso que permite desenhar uma maquete 3D do sorriso final que pode ser testada na boca do paciente (mock-up), sem implicar qualquer intervenção dentária. Deste modo, o paciente pode ver e aprovar o projecto do seu sorriso logo numa fase inicial e garantir que as suas expectativas são alcançadas.

N

Na segunda consulta é então realizado o mock-up, ou test-drive do sorriso. São realizadas fotografias e é testada a dinâmica labial, fonética e conforto do paciente. Quando o test-drive é aprovado é realizada a consulta de preparação e scan digital.

N

Nessa consulta é realizado o polimento dentário necessário para garantir a espessura necessária da cerâmica e são realizados os moldes para que o laboratório de prótese possa confeccionar as facetas cerâmicas de acordo com o sorriso planeado. No final da consulta são colocadas facetas provisórias, já com elevada estética, com a forma aprovada na fase de mock-up.

N

Na última consulta, as facetas de cerâmica são aderidas aos dentes de acordo com um protocolo rigoroso, de modo a assegurar a resistência e assépsia do tratamento realizado. Assim termina o workflow de reabilitação com facetas, com um sorriso harmonioso e brilhante, devido às propriedades biomiméticas da cerâmica. 

Equipa responsável

Dr. Pedro Freitas

Dr. Pedro Freitas

Dr. Simone Marques

Dr. Simone Marques

Questões frequentes

A colocação de facetas fragiliza os dentes?
Não. O desgaste realizado para a colocação de facetas é minimamente invasivo. Aliás, a colocação de facetas de cerâmica em dentes muito restaurados aumenta a sua resistência.
Ao longo do tempo, as facetas mudam de cor?

Não. Ao contrário do que acontece em dentes naturais, que sofrem a ação de agentes pigmentantes como o tabaco ou o café, as facetas de cerâmica não sofrem alteração de cor ao longo do tempo.

O que é o mock-up?

O mock-up é a fase do tratamento com facetas cerâmicas em que o paciente pode testar o seu novo sorriso, sem ainda realizar qualquer intervenção, utilizando uma resina acrílica que é removida no final da consulta, após o teste.

Que cuidados devo ter após a colocação de facetas?

As facetas cerâmicas requerem a mesma manutenção que os dentes naturais. Os cuidados de higiene oral devem ser mantidos, com limpeza interproximal com fio dentário, escovagem dentária e destartarização semestral.

Qual a diferença entre facetas e coroas?

As coroas são peças cerâmicas que recobrem todas as faces do dente, estando indicadas para casos em que o remanescente dentário é muito reduzido. As facetas são peças cerâmicas de espessuras mais reduzidas e que recobrem apenas a superfície anterior do dente.

O que é um overlay?

Um overlay é um tipo de restauração indireta, de cerâmica ou compósito, que recobre a face oclusal do dente, ou seja, a face de mastigação e contacto dentário. Está indicado para dentes posteriores que tenham sofrido grandes perdas de estrutura dentária, uma vez que reforçam a sua resistência e minimizam a probabilidade de fraturas.

A sua primeira consulta começa aqui.

Após pedir a sua marcação, irá receber um contacto da nossa equipa para encontrar a melhor data para a sua consulta.

Pensamos nos nossos pacientes e fazemos sempre o que está ao nosso alcance para os ajudar a ter uma melhor qualidade de vida e um sorriso que promova o respectivo bem-estar.

Marcar consulta

Privacidade

Queremos promover a excelência no que toca a cuidados médicos na área da Medicina Dentária e Saúde Oral. É esse o nosso dever, é essa a nossa missão.

Onde estamos

Morada
Rua Engº Rui Nogueira Simões, 1-B,

2665-622 Malveira – Mafra

A dois minutos da saída da A8, no centro da Malveira a 25 minutos de Lisboa.

Pedir direções Google Maps.

Contacte-nos

(+351) 21 966 18 04
(+351) 96 625 37 90

Email
geral@you-clinicadentaria.pt