Odontopediatria

O que é a Odontopediatria?

Esta é a área da medicina dentária responsável pela prevenção, diagnóstico e manutenção da saúde oral nas crianças e jovens, tanto na dentição de leite como na definitiva.

Procura dar um acompanhamento de perto ao crescimento da criança, desde bebés até à adolescência.

Objetivos

A primeira consulta no dentista, ainda durante a infância, permite prevenir ou impedir o desenvolvimento de problemas na saúde oral, mesmo antes dos primeiros dentes de leite nos bebés, com a orientação das mamãs e papás – Consulta da grávida e do bebé.

É cada vez mais a Prevenção ao invés da Intervenção, diagnóstico precoce face a tratamentos mais invasivos e complexos, evitando situações de dor, e sentimentos de ansiedade/medo ao visitar o dentista.

Os dentes de leite são muitas vezes negligenciados, mas têm elevada importância no desenvolvimento normal das crianças. Estes têm várias e importantes funções para o desenvolvimento normal das crianças, tais como mastigação; manter o espaço para os dentes permanentes; influência no correto crescimento dos maxilares; fonética; estética; respiração e deglutição

A primeira consulta

Deve ocorrer no 1º ano de vida (quando surge o 1º dente). Esta é essencialmente para preparar e aconselhar os pais e as crianças para bons hábitos de higiene oral e de alimentação, possibilitando uma boa saúde oral desde bem cedo.

A frequência das consultas

A frequência das consultas de Odontopediatria deve ser avaliado pelo seu médico, pois existem alguns fatores como por exemplo um elevado risco de cárie que podem fazer encurtar as visitas ao dentista. De uma maneira geral de 6 em 6 meses.

Controlo Comportamental na consulta

Todas as crianças são diferentes, e o seu comportamento resulta das aprendizagens e das experiências que vão vivendo ao longo do tempo.

O medo da criança está diretamente ligado à ansiedade dos pais, a situações agudas de dor ou a experiências negativas. A primeira experiência é assim muito importante e quanto mais cedo e regular melhor, promovendo o vínculo e a confiança com o odontopediatra.

Sedação consciente

Quando o medo do dentista é mais intenso e difícil de controlar, existem técnicas auxiliares, não invasivas e totalmente seguras. É o caso da sedação consciente, que consiste na inalação de protóxido de azoto através de uma máscara nasal.
Acalma o paciente, mantendo-o acordado mas menos ansioso e mais relaxado durante a consulta. Pode ser aplicado em crianças com mais de 4 anos, colaborantes, e desde que respirem pelo nariz (não pode existir obstrução nasal).

Em casos mais complexos e excecionais, em que se esgotaram todas as tentativas de colaboração da criança nas consultas, é possível agendar a realização de todos os tratamentos dentários que possam ser mais complexos, em bloco operatório, sob anestesia geral.

Equipa responsável

Dra. Joana Beirolas

Dra. Joana Beirolas

Dra. Susana Pablo

Dra. Susana Pablo

Questões frequentes

Como e quando devo Higienizar as mucosas e gengivas do meu bebé?

Perto da erupção do 1º dente com uma gaze ou dedeira, para massajar as gengivas e aliviar o desconforto e também para habituar o seu bebé desde cedo ao momento da escovagem, tornará o processo mais fácil e agradável para ele.

Quando devo começar a escovar os dentes ao meu filho?

Assim que erupcione o primeiro dente.

Com que frequência devo lavar-lhe os dentes?

Pelo menos duas vezes ao dia, uma de manhã e outra ao deitar, sem comer depois.

Que pasta de dentes devo usar?

Desde que nasce o 1º dente até aos 3 anos:Uma pasta que contenha 1000ppm de flúor (consultar o rotulo na embalagem) do sabor que o seu filho mais gostar.

A partir dos 3 anos de idade (se já conseguir cuspir a pasta): 1450ppm de flúor.

Que quantidade de pasta devo usar?

Enquanto não souber cuspir: a quantidade de pasta que se coloca na escova é equivalente a um bago de arroz.

Quando já souber cuspir a pasta (a partir dos 3 anos): a quantidade é a equivalente a uma ervilha.

Até quando devo escovar os dentes ao meu filho?

Depende de criança para criança, mas até desenvolver destreza manual (8-10 anos). 

Como devo agir se o meu filho está com medo de ir ao dentista?
  • Não demonstre insegurança, nem se mostre reticente. Encoraje e dê-lhe exemplos de como ele é corajoso;
  • Esteja presente mas confie no médico, para que essa confiança seja passada à criança;
  • Deixe o médico criar ligação e conquistar a confiança da criança;
  • Quanto mais cedo for a primeira consulta, mais familiarizado com os sons e instrumentos ficará a criança.
Quando devo retirar o hábito da chucha?

Devemos remover o hábito da chucha no máximo até aos 2 anos de idade. Os principais problemas do uso da chucha são a alteração da respiração da criança, a aceitação de alimentos secos e fibrosos e muitas vezes atrasa a fala da criança. Dica: comece a reduzir o hábito, e poderá fazer um furinho na chucha para reduzir o conforto da sucção.

A sua primeira consulta começa aqui.

Após pedir a sua marcação, irá receber um contacto da nossa equipa para encontrar a melhor data para a sua consulta.

Pensamos nos nossos pacientes e fazemos sempre o que está ao nosso alcance para os ajudar a ter uma melhor qualidade de vida e um sorriso que promova o respectivo bem-estar.

Marcar consulta

Privacidade

Queremos promover a excelência no que toca a cuidados médicos na área da Medicina Dentária e Saúde Oral. É esse o nosso dever, é essa a nossa missão.

Onde estamos

Morada
Rua Engº Rui Nogueira Simões, 1-B,

2665-622 Malveira – Mafra

A dois minutos da saída da A8, no centro da Malveira a 25 minutos de Lisboa.

Pedir direções Google Maps.

Contacte-nos

(+351) 21 966 18 04
(+351) 96 625 37 90

Email
geral@you-clinicadentaria.pt