Oclusão

O que é a Oclusão?

A Oclusão é o ramo da Medicina Dentária que trata as relações entre os maxilares e entre os dentes, assim como as suas implicações com as estruturas anexas. Além da forma como os dentes se relacionam entre si, esta área é também direcionada para a disfunção temporomandibular e dor orofacial.

A disfunção temporomandibular (DTM) é definida como um distúrbio músculo-esquelético que envolve a articulação temporomandibular (ATM), os músculos da mastigação e estruturas anexas.

Está geralmente associada a comportamentos como o bruxismo ou patologias como a depressão, síndrome do intestino irritável, patologias articulares sistémicas e distúrbios do sono.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas mais frequentes em pacientes com Disfunção temporomandibular são:

  • Estalidos articulares;
  • Dor no maxilar;
  • Dor nos músculos da face e pescoço;
  • Desgaste nos dentes;
  • Cefaleia (dor de cabeça);
  • Dificuldade na abertura bucal;
  • Dificuldade no encerramento bucal;
  • Acufenos (zumbidos);
  • Plenitude auricular (sensação de ouvido tapado).

Abordagem terapêutica

A abordagem terapêutica, muitas vezes multidisciplinar, passa por um acompanhamento individualizado, adaptado a cada paciente, sendo feito através de:

  • Terapia farmacológica;
  • Terapia comportamental;
  • Fisioterapia;
  • Goteira oclusal;
  • Viscossuplementação com ácido hialurónico;
  • Aplicação de toxina botulínica.

Passo a passo 

N

Após realizada a anamnese, na consulta de oclusão o diagnóstico é realizado através de uma avaliação clínica à cavidade oral, músculos da face e pescoço; e articulação têmporomandibular.

N

Caso seja indicado, a avaliação é complementada com meios auxiliares de diagnóstico como radiografias, ressonância magnética e polissonografia.

N

Além da abordagem terapêutica numa consulta de medicina dentária, o acompanhamento do paciente pode passar por uma equipa multidisciplinar.

N

Após aplicado o plano de tratamento adequado e estabilizada a condição que trouxe o paciente a esta consulta, são realizadas consultas de controlo/ reavaliação.

Equipa responsável

Dr. Francisco Santos

Dr. Francisco Santos

Ft. Alexandra Aguiar

Ft. Alexandra Aguiar

Questões frequentes

O facto de ter os dentes encostados pode me trazer cefaleias (dores de cabeça)?

Pode!

O Stress e ansiedade podem afetar os meus dentes?

O bruxismo, comportamento de encostar, apertar, ranger os dentes ou manter a mandíbula na mesma posição pode estar associado ao nosso sistema nervoso. Ao realizarmos este comportamento, podemos provocar desgaste dentário.

O bruxismo só desgasta os dentes?

Não. Apesar dos sinais e sintomas variarem de indivíduo para indivíduo, os mais frequentes além do desgaste dentário são a receção gengival, marcação dos dentes na língua e mucosa jugal (parte interna da bochecha), dores musculares e articulares.

A dor de ouvidos pode não estar relacionada com os ouvidos?

Sim, muitas vezes a dor muscular e articular conseguem mimetizar a dor de ouvidos, devido à sua proximidade anatómica. A dor de dentes também pode ser confundida, sendo que é importante realizar um correto diagnóstico.

Quanto tempo tenho de utilizar uma goteira para bruxismo?

Depende de pessoa para pessoa. O uso da goteira é uma forma de controlar os efeitos nocivos que o bruxismo tem. A frequência da utilização deste dispositivo tem ser avaliada mediante a severidade deste comportamento.

A minha ATM faz ruídos quando abro e fecho a boca. Tenho que ser operado?

Não. Na grande maioria das vezes, os diferentes tipos de ruídos articulares conseguem ser trabalhados tanto a nível da dor, como nos movimentos mandibulares, não trazendo limitação na qualidade de vida dos pacientes.

O bruxismo pode estar relacionado com a Síndrome de Apneia Obstrutiva de Sono (SAOS)?

Pode. Os efeitos do bruxismo podem controlados em certos casos da SAOS através de um Dispositivo de Avanço Mandibular. Para isso, é necessária uma correta avaliação do sono através de uma polissonografia (exame do sono).

É possível controlar a minha roncopatia (ressonar) numa consulta de Medicina Dentária?

É possível. Dependendo da severidade da roncopatia e da existência de SAOS, os Dispositivos de Avanço Mandibular têm ótimos resultados nesta condição.

A sua primeira consulta começa aqui.

Após pedir a sua marcação, irá receber um contacto da nossa equipa para encontrar a melhor data para a sua consulta.

Pensamos nos nossos pacientes e fazemos sempre o que está ao nosso alcance para os ajudar a ter uma melhor qualidade de vida e um sorriso que promova o respectivo bem-estar.

Marcar consulta

Privacidade

Queremos promover a excelência no que toca a cuidados médicos na área da Medicina Dentária e Saúde Oral. É esse o nosso dever, é essa a nossa missão.

Onde estamos

Morada
Rua Engº Rui Nogueira Simões, 1-B,

2665-622 Malveira – Mafra

A dois minutos da saída da A8, no centro da Malveira a 25 minutos de Lisboa.

Pedir direções Google Maps.

Contacte-nos

(+351) 21 966 18 04
(+351) 96 625 37 90

Email
geral@you-clinicadentaria.pt