Oclusão
O que é a Oclusão?
A Oclusão é o ramo da Medicina Dentária que trata as relações entre os maxilares e entre os dentes, assim como as suas implicações com as estruturas anexas. Além da forma como os dentes se relacionam entre si, esta área é também direcionada para a disfunção temporomandibular e dor orofacial.
A disfunção temporomandibular (DTM) é definida como um distúrbio músculo-esquelético que envolve a articulação temporomandibular (ATM), os músculos da mastigação e estruturas anexas.
Está geralmente associada a comportamentos como o bruxismo ou patologias como a depressão, síndrome do intestino irritável, patologias articulares sistémicas e distúrbios do sono.
Sinais e sintomas
Os sinais e sintomas mais frequentes em pacientes com Disfunção temporomandibular são:
- Estalidos articulares;
- Dor no maxilar;
- Dor nos músculos da face e pescoço;
- Desgaste nos dentes;
- Cefaleia (dor de cabeça);
- Dificuldade na abertura bucal;
- Dificuldade no encerramento bucal;
- Acufenos (zumbidos);
- Plenitude auricular (sensação de ouvido tapado).
Abordagem terapêutica
A abordagem terapêutica, muitas vezes multidisciplinar, passa por um acompanhamento individualizado, adaptado a cada paciente, sendo feito através de:
- Terapia farmacológica;
- Terapia comportamental;
- Fisioterapia;
- Goteira oclusal;
- Viscossuplementação com ácido hialurónico;
- Aplicação de toxina botulínica.
Passo a passo
Após realizada a anamnese, na consulta de oclusão o diagnóstico é realizado através de uma avaliação clínica à cavidade oral, músculos da face e pescoço; e articulação têmporomandibular.
Caso seja indicado, a avaliação é complementada com meios auxiliares de diagnóstico como radiografias, ressonância magnética e polissonografia.
Além da abordagem terapêutica numa consulta de medicina dentária, o acompanhamento do paciente pode passar por uma equipa multidisciplinar.
Após aplicado o plano de tratamento adequado e estabilizada a condição que trouxe o paciente a esta consulta, são realizadas consultas de controlo/ reavaliação.
Questões frequentes
O facto de ter os dentes encostados pode me trazer cefaleias (dores de cabeça)?
Pode!
O Stress e ansiedade podem afetar os meus dentes?
O bruxismo, comportamento de encostar, apertar, ranger os dentes ou manter a mandíbula na mesma posição pode estar associado ao nosso sistema nervoso. Ao realizarmos este comportamento, podemos provocar desgaste dentário.
O bruxismo só desgasta os dentes?
Não. Apesar dos sinais e sintomas variarem de indivíduo para indivíduo, os mais frequentes além do desgaste dentário são a receção gengival, marcação dos dentes na língua e mucosa jugal (parte interna da bochecha), dores musculares e articulares.
A dor de ouvidos pode não estar relacionada com os ouvidos?
Sim, muitas vezes a dor muscular e articular conseguem mimetizar a dor de ouvidos, devido à sua proximidade anatómica. A dor de dentes também pode ser confundida, sendo que é importante realizar um correto diagnóstico.
Quanto tempo tenho de utilizar uma goteira para bruxismo?
Depende de pessoa para pessoa. O uso da goteira é uma forma de controlar os efeitos nocivos que o bruxismo tem. A frequência da utilização deste dispositivo tem ser avaliada mediante a severidade deste comportamento.
A minha ATM faz ruídos quando abro e fecho a boca. Tenho que ser operado?
Não. Na grande maioria das vezes, os diferentes tipos de ruídos articulares conseguem ser trabalhados tanto a nível da dor, como nos movimentos mandibulares, não trazendo limitação na qualidade de vida dos pacientes.
O bruxismo pode estar relacionado com a Síndrome de Apneia Obstrutiva de Sono (SAOS)?
Pode. Os efeitos do bruxismo podem controlados em certos casos da SAOS através de um Dispositivo de Avanço Mandibular. Para isso, é necessária uma correta avaliação do sono através de uma polissonografia (exame do sono).
É possível controlar a minha roncopatia (ressonar) numa consulta de Medicina Dentária?
É possível. Dependendo da severidade da roncopatia e da existência de SAOS, os Dispositivos de Avanço Mandibular têm ótimos resultados nesta condição.
A sua primeira consulta começa aqui.
Após pedir a sua marcação, irá receber um contacto da nossa equipa para encontrar a melhor data para a sua consulta.
Pensamos nos nossos pacientes e fazemos sempre o que está ao nosso alcance para os ajudar a ter uma melhor qualidade de vida e um sorriso que promova o respectivo bem-estar.