Implantologia

O que é a Implantologia?

A implantologia é a área da medicina dentária dedicada à substituição dos dentes perdidos por implantes dentários, proporcionando uma solução fixa, segura, confortável e estética. 

O que é um implante dentário e para que serve?

Os implantes são peças cilíndricas biocompatíveis com os tecidos humanos que funcionam como raízes artificiais e vão substituir as raízes naturais perdidas. Essas raízes vão servir de pilar onde serão colocadas coroas unitárias (em casos de perda de um só dente), pequenas pontes (em caso de perda de mais do que um dente), ou próteses fixas totais (em caso de perda de todos os dentes da arcada).

Saúde

A substituição de dentes perdidos garante a manutenção da função mastigatória, com vantagens a nível da musculatura da face e estabilização das forças a nível articular, evitando dores musculares, articulares ou de cabeça. Melhora também a fonética bem como a função respiratória e gastrointestinal.

Resistência e durabilidade

Os implantes são fabricados em materiais extremamente resistentes e duradouros. Além disso têm uma excelente capacidade de se ligar ao osso mantendo-se estável ao longo de vários anos. 

Conforto

Permitem a colocação de coroas fixas com o tamanho, forma e textura muito semelhantes aos seus dentes naturais, sendo por isso, extremamente confortáveis. Assim, pode mastigar, falar, respirar e sorrir sem constrangimentos. 

Estética

As coroas colocadas sobre os implantes são fabricadas de modo completamente personalizado para que se integre perfeitamente no seu sorriso de modo impercetível. Deixará de ter espaços negros no seu sorriso e conseguirá sorrir com confiança.

Passo a passo 

N

Cirurgia:  Os implantes são colocados recorrendo a uma pequena cirurgia, realizada em consultório e com anestesia local e auxilio de formas suaves de sedação, para que tudo aconteça sem dor e de forma confortável.  Os implantes são colocados no osso de acordo com o planeamento definido. Poderá ser necessário recorrer a enxerto ósseo ou gengival para garantir um prognóstico mais favorável. 

No pós-operatório garantimos um acompanhamento próximo, tanto por telefone como em consultas de pós-operatório.

Como forma de garantia, entregamos um passaporte que inclui todas as especificações dos seus implantes.

N

Reabilitação protética: Assim que possível, são colocadas coroas provisórias sobre os implantes sendo, por vezes, colocadas no próprio dia da colocação dos implantes. Após a correta cicatrização dos tecidos e integração óssea do implante são então colocadas as coroas definitivas e assim o implante torna-se em tudo semelhante a um dente natural, tanto em função como em estética e conforto. 

N

Fase de manutenção: A fase de manutenção é fundamental para garantir a longevidade dos seus implantes. Assim são ensinados os cuidados de higiene ao paciente e marcadas consultas de revisão.

Dentes em 1 Dia

Consiga um sorriso totalmente novo, em apenas 1 dia.

Graças à tecnologia e aos equipamentos inovadores disponíveis na YOU, já pode conseguir um sorriso totalmente novo num único dia.

Equipa responsável

Dr. Pedro Freitas

Dra. Simone Marques

Questões frequentes

Posso colocar implantes se tiver pouco osso?

Quanto mais osso existir, melhor será o prognostico para a colocação de um implante. No entanto, atualmente existem várias opções terapêuticas para substituir gengiva ou osso perdido permitindo a colocação do implante, em zonas com pouco osso, de uma forma estável e segura.

Quanto tempo dura um implante?

Se o paciente mantiver os cuidados de higiene e manutenção da saúde oral bem como as visitas regulares de manutenção ao dentista, um implante pode durar vários anos e até o resto da vida.

Que cuidados preciso de ter com os meus implantes?

Os cuidados a ter com os implantes dentários são em tudo semelhantes aos cuidados a ter com os seus dentes naturais. Os pacientes devem ter os cuidados de higiene convencionais, tais como a escovagem dentária, uso de fio dentário e ou irrigadores orais. A alimentação pode ser convencional, tendo em atenção que tudo o que parte dentes também pode danificar os implantes (cascas de frutos secos, caroços de fruta, partir objetos com os dentes, roer as unhas, etc). É também fundamental que se façam as visitas de rotina ao seu médico dentista para fazer a manutenção oral completa.

Colocar um implante dói?

Tal como qualquer procedimento dentário atual, os implantes são colocados sob anestesia de modo que o procedimento seja totalmente indolor. No pós-operatório, o protocolo de medicação personalizado também irá proporcionar um elevado conforto ao paciente nos dias seguintes à colocação do implante. 

O que acontece se perder um dente e não colocar implante?

A ausência de um dente por muito tempo, que não é substituído por um implante, leva à perda de osso e volume gengival na zona sem dente. Além de gerar um problema estético, leva à movimentação indevida dos dentes vizinhos (tanto os que estão ao lado do dente perdido como os dentes que mastigavam com o dente perdido); bem como a exposição da raiz desses dentes, podendo originar problemas de sensibilidade dentaria exacerbada ou até mesmo cáries das raízes dos dentes. Quantos mais dentes perder maiores os malefícios: a função mastigatória fica comprometida, surgem dores articulares e dores de cabeça, os dentes restantes ficam em sobrecarga com desgastes e risco de fraturas e a perda de volume facial levam ao aparecimento de rugas faciais e envelhecimento precoce. 

Posso colocar implantes se tiver doença periodontal?

A doença periodontal leva, muitas vezes, à perda precoce de dentes. A implantologia surge aqui como uma resposta a este problema, proporcionando a substituição desses dentes perdidos. Desde que a doença periodontal esteja estabilizada e os cuidados de higiene e manutenção sejam mantidos, os doentes periodontais podem colocar implantes.

Quais as vantagens relativamente à prótese removível convencional?

O implante dentário assemelha-se em tudo a um dente natural. Ao contrário da prótese removível, o implante é uma opção fixa que, estando ancorada no osso, não precisa de apoio da gengiva ou dos dentes adjacentes para se segurar, permitindo preservar estas estruturas e evitando feridas gengivais, cáries ou desgastes dos dentes de apoio das próteses removíveis. Esteticamente permitem a utilização de materiais que se assemelham muito aos dentes, ficando impercetíveis no sorriso.  A mastigação também fica beneficiada porque oferecem muito mais estabilidade do que as próteses removíveis que podem oscilar e permite comer qualquer tipo de alimento que comeria com dentes naturais, não estando limitado a alimentos de consistência mole. Além disso elimina praticamente o risco de fratura, coisa que pode acontecer nas próteses removíveis. 

Em termos de manutenção, os implantes dentários requerem os mesmos cuidados de um dente natural.

A sua primeira consulta começa aqui.

Após pedir a sua marcação, irá receber um contacto da nossa equipa para encontrar a melhor data para a sua consulta.

Pensamos nos nossos pacientes e fazemos sempre o que está ao nosso alcance para os ajudar a ter uma melhor qualidade de vida e um sorriso que promova o respectivo bem-estar.

Marcar consulta

Privacidade