Branqueamento

O que é o Branqueamento?

O Branqueamento dentário é um dos tratamentos com maior impacto na estética do sorriso permitindo a alteração da cor dos dentes através de um procedimento não invasivo e seguro desde que devidamente acompanhado por um profissional de saúde oral. Pode ser realizado em consultório ou em ambulatório (em casa) recorrendo a um gel branqueador com capacidade para a remoção dos pigmentos responsáveis pela coloração dos dentes. 

Passo a passo

N

Inicialmente é realizada uma avaliação clínica para garantir a segurança e previsibilidade do tratamento e uma correta seleção da técnica. Nesta fase procede-se a uma consulta de Destartarização para remoção de pigmentos externos e manutenção das condições de saúde dos tecidos gengivais. É importante avaliar, por exemplo, as condições iniciais de higiene oral, a presença de lesões de cárie, exposições radiculares ou alterações gengivais bem como a presença de restaurações ou reabilitações nas zonas estéticas a branquear. Na sequência de uma correta avaliação e de um acompanhamento pelo médico dentista, é um procedimento totalmente seguro. 

N

No caso do branqueamento em consultório é utilizada uma luz que permite ativar o produto branqueador, acelerando a reação química e permitindo, portanto, um tratamento mais rápido. Em casa, o paciente deverá utilizar goteiras que servem como reservatórios para o gel de branqueamento mantidas por períodos que podem variar entre 2-8 horas diárias. Durante todo o processo mantem-se o devido acompanhamento pelo médico dentista que deverá avaliar a evolução do tratamento, a correta aplicação do produto e as condições clínicas dos tecidos dentários e gengivais.

N

Para o branqueamento de dentes endodonciados (desvitalizados) – branqueamento interno, é aplicado um gel branqueador no interior do dente pelo que o procedimento é inteiramente realizado em consultório. 

N

É importante seguir as recomendações iniciais, nomeadamente a limitação na ingestão de determinados alimentos cromogénicos (com maior capacidade de pigmentação) e o cumprimento das instruções de tratamento em ambulatório.

Equipa responsável

Dra. Daniela Paiva

Dra. Daniela Paiva

Questões frequentes

Porque tenho os dentes amarelos?

A coloração dos dentes está relacionada com múltiplos fatores, nomeadamente fatores genéticos, coloração decorrente de tratamentos endodônticos (desvitalizaçãoes), pigmentação por influência de medicação, ingestão de determinados alimentos ou mesmo por desgaste dentário. A avaliação da causa da pigmentação pelo profissional de saúde oral é determinante para uma correta seleção do tratamento a realizar e previsibilidade dos resultados.

Há contraindicações para o branqueamento dentário?

O branqueamento dentário é um tratamento médico que deverá ser realizado sempre por um profissional de saúde oral precisamente porque recorre a substâncias químicas com determinadas concentrações que, em caso de aplicação não controlada, pode trazer riscos associados. Na Clínica YOU recorremos a concentrações totalmente compatíveis com a saúde oral e adequamos os materiais e técnicas do tratamento a cada caso em particular. Nestas condições não há risco de comprometimento dos tecidos dentários ou gengivais. 

A previsibilidade do tratamento começa na avaliação prévia do estado de saúde oral e na identificação de determinados fatores limitantes que poderão justificar procedimentos iniciais para garantir a segurança de todo o processo. Apesar de não ser comum, há determinados fatores que podem justificar risco ou contraindicação para o branqueamento e que deverão ser devidamente avaliados pelo profissional de saúde oral.

Quais os efeitos secundários esperados?

Os eventuais efeitos secundários do branqueamento externo são sensibilidade dentária e algum desconforto gengival transitório que desaparecem após o término do tratamento. Em determinados casos pode recorrer-se a técnicas e produtos específicos para minimizar estes efeitos e garantir o conforto do paciente durante todo o tratamento.

As restaurações, facetas e coroas também vão branquear?

Não. Nenhum material de restauração ou de reabilitação vai responder à ação química dos produtos de branqueamento pelo que a presença destes materiais em zonas estéticas deverá implicar a sua substituição no final do tratamento.

Qual a diferença entre as pastas branqueadoras e o branqueamento dentário por um profissional de saúde oral?

As pastas branqueadoras recorrem a substâncias abrasivas para remover manchas na superfície dos dentes pelo que não têm capacidade de alteração da cor natural do dente. Podem ser uma boa opção em casos específicos ou para a manutenção dos resultados minimizando a acumulação de pigmentos mas desde que utilizadas de acordo com as indicações e o acompanhamento de uma profissional de saúde oral. Caso contrário, podem causar desgaste das superfícies dentárias e/ou lesões dos tecidos moles. Nestes casos, problemas de hipersensibilidade dentária, alterações gengivais ou mesmo coloração mais amarela dos dentes por exposição da dentina podem ocorrer. 

Quanto tempo dura o branqueamento?

A duração dos resultados obtidos está dependente de múltiplos fatores a maioria dos quais da responsabilidade do paciente. É importante seguir as recomendações do profissional de saúde oral e cumprir a regularidade aconselhada das consultas de higiene oral. A manutenção de hábitos tabágicos, falta de cuidados de higiene oral ou ingestão continuada de alimentos com forte potencial de pigmentação são alguns dos fatores de recidiva que podem justificar a necessidade de repetição do tratamento.

A sua primeira consulta começa aqui.

Após pedir a sua marcação, irá receber um contacto da nossa equipa para encontrar a melhor data para a sua consulta.

Pensamos nos nossos pacientes e fazemos sempre o que está ao nosso alcance para os ajudar a ter uma melhor qualidade de vida e um sorriso que promova o respectivo bem-estar.

Marcar consulta

Privacidade

Queremos promover a excelência no que toca a cuidados médicos na área da Medicina Dentária e Saúde Oral. É esse o nosso dever, é essa a nossa missão.

Onde estamos

Morada
Rua Engº Rui Nogueira Simões, 1-B,

2665-622 Malveira – Mafra

A dois minutos da saída da A8, no centro da Malveira a 25 minutos de Lisboa.

Pedir direções Google Maps.

Contacte-nos

(+351) 21 966 18 04
(+351) 96 625 37 90

Email
geral@you-clinicadentaria.pt