A chegada dos primeiros dentes do bebé é um momento importante tanto para o bebé como para os pais. Por isso, é natural surgirem dúvidas que podem deixar os pais bastante ansiosos.

Neste artigo vamos responder às 5 dúvidas mais frequentes sobre os primeiros dentes do bebé para que possa acompanhar esta fase do seu bebé com toda a tranquilidade e segurança.

Quando começam a nascer os primeiros dentes do bebé?

A idade aproximada para o aparecimento do primeiro dente é aos 6 meses de idade. Normalmente, os primeiros dentes a nascer são os incisivos centrais inferiores, que ficam na parte de baixo da boca. Depois, nascem os incisivos superiores.


Entre os 2 e os 3 anos de idade o bebé já deve ter os 20 dentes temporários na cavidade oral. Já a dentição definitiva, inicia-se entre os 5 e os 7 anos de idade, começando a cair os “dentes de leite” ou por nascerem os primeiros molares definitivos.

Quais são os sinais que podem estar associados à erupção dos dentes?

Os sintomas da erupção dos dentes podem variar muito de um bebé para o outro, e alguns bebés podem até não apresentar nenhum sintoma. Contudo, e de uma forma geral, os principais sinais são:


● Gengivas inchadas e avermelhadas;
● Agitação e choro excessivo;
● Aumento da produção de saliva;
● Perda de apetite;
● Dificuldade em dormir;
● Colocar a mão na boca.

Como aliviar o desconforto do nascimento dos primeiros dentes?

Agora que já conhece os principais sinais da erupção dos dentes, vamos dar algumas dicas para ajudar a aliviar o incómodo do seu bebé.

Em primeiro lugar, pode massajar as gengivas do bebé, suavemente com os dedos ou dedeiras, uma gaze embebida em chá de camomila nas gengivas, por exemplo, vai acalmar e aliviar a dor.

Também pode optar por dar mordedores próprios gelados ao bebé, pois os objetos gelados ajudam a amenizar o inchaço e a dor. Os alimentos frescos e rijos – como frutas congeladas, por exemplo – são uma opção caso não tenha nenhum mordedor disponível.

Distrair o seu bebé com brinquedos ou jogos também pode ser uma ótima forma para o ajudar o bebé a abstrair-se da dor dos primeiros dentes.

Aplicação de gel ou creme tópico para o efeito, aconselhado pelo Odontopediatra ou Pediatra.

Como cuidar dos dentes do bebé?

É fundamental iniciar a higiene oral do bebé assim que o primeiro dente surgir. Os pais devem então utilizar uma gaze, dedeira ou escova de dentes macia de tamanho adequado.

A escovagem deve ser realizada 2 vezes por dia, sendo que uma obrigatoriamente ao deitar. Caso realize a limpeza oral antes da erupção dos primeiros dentes, opte por utilizar apenas uma gaze.

Quando deve ser realizada a primeira ida ao dentista?

A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica aos bebés, às crianças e aos adolescentes. A primeira consulta de Odontopediatria deve ser realizada assim que surgir o primeiro dentinho e até ao primeiro ano de vida.

De facto, quanto mais cedo for iniciado este acompanhamento, mais fácil será prevenir e tratar problemas dentários.

Além disso, nesta primeira consulta, os pais vão receber orientações específicas para esta idade, sobre como cuidar da dentição do bebé, aprendendo a técnica correta de escovagem e como evitar hábitos que possam ser prejudiciais à futura dentição da criança.

Caso mantenha as suas dúvidas ou tenha já em mãos uma situação que precise de acompanhamento concreto, agende uma consulta com um Odontopediatra.

Drª. Susana Pablo
Médica Dentista na Clínica YOU | Inscrita na OMD com o n.º 2624