A sedação consciente é uma técnica usada em procedimentos médicos, tanto em adultos como em crianças, para reduzir a ansiedade, o medo e o desconforto, tornando o tratamento mais tolerável.

Enquanto responsáveis por este procedimento na Clínica YOU, vamos explicar-lhe detalhadamente como se processa.

O que é a sedação consciente?

Quando o medo de ir ao dentista é mais intenso e difícil de controlar, existem técnicas auxiliares, seguras e não invasivas que podem ajudar o paciente a relaxar. 

É o caso da sedação consciente que, através da inalação de um gás próprio, permite acalmar o paciente, mantendo-o acordado mas relaxado. À primeira vista, pode recear perder o controlo sobre si próprio, mas garantimos-lhe que o paciente está 100% consciente, confortável e é capaz de responder a estímulos e a instruções.

Em que casos está indicada?

A sedação consciente é frequentemente indicada nos seguintes casos:

  • Pacientes ansiosos ou com medo do Médico Dentista;
  • Procedimentos mais invasivos que podem causar desconforto;
  • Pacientes com dificuldade de colaboração ou com dificuldade em permanecer imóveis;
  • Pacientes com necessidade especiais que possam condicionar o procedimento;
  • Procedimentos longos em pessoas mais impacientes.

Quais as vantagens da sedação consciente?

Como vimos, a sedação consciente permite reduzir a ansiedade dos pacientes tornando os procedimentos mais tranquilos, mas também tem outras vantagens:

  • Ajuda no controlo da dor, aliviando o desconforto associado a tratamentos mais invasivos;
  • Melhora a colaboração do paciente e facilita o tratamento, uma vez que a sedação torna o paciente mais propenso a responder a instruções;
  • Aumenta o limiar de tolerância em procedimentos mais longos;
  • Controla os movimentos involuntários, tornando os tratamentos minuciosos mais seguros, como a cirurgia oral;
  • Diminui o reflexo de vómito e engasgamento;
  • É rapidamente reversível, permitindo que o paciente se sinta perfeitamente normal num curto espaço de tempo;
  • É completamente seguro, desde que administrado por um profissional de saúde;
  • Melhora a experiência do paciente, proporcionando uma experiência mais agradável e incentivando a continuidade dos tratamentos.

Quais os riscos da sedação consciente?

A sedação consciente deve ser administrada por um profissional de saúde treinado e qualificado para garantir a segurança do paciente. Contudo, como em qualquer outro procedimento, existem alguns riscos associados, nomeadamente:

  • Reações alérgicas: pode existir uma reação alérgica ao medicamento, mas desde que seja administrada por um profissional de saúde habilitado, será perfeitamente controlada;
  • Problemas respiratórios: uma vez que se trata da inalação de um gás, se existirem dificuldades na respiração nasal ou obstrução nasal, poderá não se conseguir o efeito de sedação desejado;
  • Excesso de sedação: caso não seja administrado por um profissional competente, o excesso de sedação pode levar o paciente a um estado de inconsciência;
  • Interações medicamentosas: a sedação pode interagir com alguma medicação que esteja a tomar, aumentando ou diminuindo o seu efeito. Deverá informar o seu Médico Dentista de toda a medicação que faz diariamente.

Como é realizado o procedimento?

O procedimento é realizado no consultório dentário, com recurso a um equipamento que realiza a mistura de gases próprios e específicos para o efeito de sedação consciente.

O gás mais utilizado é o protóxido de azoto em mistura com o oxigénio. Esta mistura depende das características específicas do paciente, como a idade e o peso, podendo ser facilmente ajustada pelo profissional durante todo o procedimento. 

A mistura de gases chega ao paciente através de uma pequena máscara nasal descartável e de utilização única, que tem um aroma agradável a fruta. Existem diversas opções de aroma e o paciente pode escolher o que mais lhe agrada, proporcionando desde logo uma sensação de conforto. 

Durante o procedimento, tanto o profissional como o próprio aparelho de sedação, monitoram continuamente o estado do paciente.

O processo da sedação poderá ser ajustado ou revertido a qualquer momento. A reversão é fácil, rápida e geralmente completa, embora alguns pacientes mais susceptíveis possam permanecer ligeiramente sonolentos por algumas horas.

Sedação consciente na criança

A sedação consciente é indicada para crianças com mais de 4 anos de idade, minimamente colaborantes e sem dificuldades em respirar pelo nariz (sem obstrução nasal).

Tal como nos adultos, são utilizados gases medicamentosos em mistura com oxigénio, sendo o gás mais utilizado o protóxido de azoto, devidamente calibrados para as características do organismo da criança. A administração é realizada com recurso a uma pequena máscara nasal de aroma agradável.

A criança permanece consciente durante todo o processo e com capacidade de comunicação e entendimento. Assim, fica mais relaxada e colaborante, embora ligeiramente sonolenta, podendo posteriormente não se lembrar completamente do procedimento.

Durante todo o procedimento, o técnico responsável pelo mesmo monitora permanentemente o estado de consciência da criança, garantindo a total segurança.

Além disso, todo o procedimento deverá ser explicado tanto aos pais como à criança e serão dadas previamente todas as instruções caso seja necessária alguma preparação prévia.

A recuperação da sedação é, habitualmente, muito rápida. No entanto, a criança poderá permanecer um pouco mais sonolenta do que o habitual, devendo ser devidamente acompanhada por um adulto responsável. 

Antes de optar pela sedação consciente e para que a sua experiência se torne mais previsível e confortável, deverá discutir todos os detalhes connosco ou com o seu Médico Dentista, expondo as suas dúvidas e preocupações. O primeiro passo para um bom resultado é a sua confiança. 

Na Clínica YOU somos profissionais habilitados e experientes em sedação consciente, tanto no adulto como na criança, e estamos totalmente disponíveis para esclarecer as suas questões. 

Dr. Pedro Freitas – Implantologia e Cirurgia Oral (inscrito na OMD com o n.º 2469) e Dr.ª Joana Beirolas – Odontopediatria (inscrita na OMD com o n.º 10294)

Médicos Dentistas na Clínica YOU