O ácido hialurónico e a toxina botulínica — ou Botox® — são dois procedimentos estéticos muito procurados no âmbito da harmonização orofacial e, por isso, tendem a ser confundidos por muitos pacientes.
Neste artigo, vou esclarecer as principais diferenças entre o ácido hialurónico e o botox®, explicando qual é o mais indicado para cada tipo de situação.
Ácido hialurónico
O ácido hialurónico é uma substância que está naturalmente presente no nosso organismo. A maior concentração está na pele, sendo responsável por lhe conferir hidratação e elasticidade.
Contudo, à medida que envelhecemos, a presença de ácido hialurónico vai diminuindo gradualmente e a nossa pele vai ficando mais flácida, com contornos faciais pouco definidos e com sulcos mais pronunciados.
Desta forma, o ácido hialurónico — que é utilizado nos preenchimentos sob a forma de gel — pode ser utilizado para:
- Hidratar, aumentar volume e definir o contorno dos lábios;
- Preencher a região malar (maçãs do rosto);
- Corrigir e definir a linha da mandíbula;
- Preencher as rugas do sulco-geniano, conhecido como “bigode do chinês”;
- Remodelar o nariz;
- Melhorar as olheiras;
- Hidratar a pele, atraindo moléculas de água e colagénio.
Toxina Botulínica (ou Botox®)
A toxina botulínica — vulgarmente conhecida pela marca Botox® — é uma proteína natural que bloqueia temporariamente o impulso nervoso dos músculos e, consequentemente, previne o aparecimento de rugas de expressão, dando à pele uma aparência mais lisa. Por isto, o Botox® atua sobre as rugas dinâmicas — ou seja, as rugas que se formam no rosto decorrentes da contração muscular quando sorrimos ou franzimos a testa por forma a prevenir o aparecimento de rugas estáticas — rugas que se mantêm visíveis mesmo com o rosto relaxado.
O Botox® é assim uma técnica que permite:
- Atenuar ou prevenir o aparecimento de rugas de expressão no terço superior da face;
- Evitar o aparecimento das “bunny lines” (rugas que se formam no nariz) e dos “pés de galinha” (rugas ao redor dos olhos);
- Corrigir o sorriso gengival;
- Arquear as sobrancelhas;
- Aliviar as rugas ao redor da boca, na região do queixo e no pescoço.
Quanto tempo duram os resultados?
A durabilidade do resultado destes procedimentos está dependente de vários fatores, como a idade, o tipo de pele, o estilo de vida e a forma de reação de cada organismo.
Ainda assim, conseguimos definir um tempo médio de duração dos resultados. Os resultados do ácido hialurónico são imediatos e duram entre 6 meses a 2 anos.
No caso do Botox®, os resultados são visíveis entre 3 a 5 dias após a sua aplicação, durando até cerca de 3 a 6 meses. O seu efeito é reversível e, por isso, se o tratamento não for repetido o movimento muscular será restabelecido.
Qual o melhor tratamento: ácido hialurónico ou Botox®?
Em suma, tanto o ácido hialurónico como o Botox® são dois procedimentos pouco invasivos e totalmente seguros, quando realizados por profissionais com a experiência necessária.
Enquanto Médica Dentista responsável pela área de Harmonização Facial na YOU, vou realizar uma avaliação médica e aconselhá-lo(a) sobre a melhor solução para si.
Drª. Catarina Gama
Médica Dentista na Clínica YOU
Inscrita na OMD com o n.º 7984