Os dentes escurecidos têm um grande impacto a nível estético. Mas, mais do que isso, podem ser um sinal de problemas de saúde dentária, incluindo cáries, lesões dentárias ou necrose dentária  — a morte espontânea de um dente.

Existem vários motivos que podem levar a que os dentes fiquem escurecidos. Por isso, neste artigo, vou explicar-vos quais as principais causas e os possíveis tratamentos.

 

Causas para os dentes escurecidos

A presença de um ou mais dentes escurecidos pode ser um problema para a autoestima de muitas pessoas. Assim, além do escurecimento normal, resultante do avançar da idade, existem várias causas possíveis para os dentes escurecidos. 

Destaco algumas.

Cáries

A cárie dentária pode levar ao escurecimento do dente e, caso não seja tratada, pode resultar em fraturas, destruição severa da estrutura dentária e dor.

Traumatismo dentário

Trauma na dentição pode afetar a cor dos dentes e até mesmo causar a sua necrose, resultando em alterações de cor que podem ir do amarelado, ao cinza ou até ao avermelhado.

Envelhecimento

Conforme envelhecemos, os dentes tendem a ficar mais escuros e amarelados, devido ao desgaste do esmalte dentário — a camada externa, mais dura e mais clara do dente.

Uso excessivo de flúor

O excesso de flúor pode causar manchas brancas inestéticas. Estas manchas surgem durante o desenvolvimento do esmalte — ou seja, antes ainda da erupção dos dentes por contacto excessivo com flúor.

Logo, a melhor maneira de prevenir esta condição passa por manter cuidados de higiene oral apropriados a cada faixa etária e garantir que as crianças não utilizam quantidades excessivas de flúor.

Consumo de tabaco

Fumar ou mascar tabaco pode manchar os dentes, deixando-os amarelados ou acastanhados.

Medicamentos

Alguns medicamentos, podem afetar, sobretudo, a cor dos dentes, especialmente se forem de uso prolongado.

Perda de vitalidade

Tanto a necrose pular — a morte espontânea do dente —, como o tratamento endodôntico — vulgarmente chamado de desvitalização —, podem resultar em alterações de coloração de um dente.

dentes escurecidos<br />
dentes escuros

Como tratar os dentes escurecidos?

O tratamento para dentes escurecidos depende da causa da descoloração. Neste sentido, alguns dos tratamentos mais comuns para os dentes escurecidos são:

Destartarização

Este é talvez o tratamento mais simples e mais comum para resolver problemas de alterações ligeiras mas generalizadas de cor, uma vez que consegue remover pigmentos e manchas externas, resultantes do consumo de alimentos pigmentados ou de manchas de tabaco.

Branqueamento dentário

Este é o tratamento de eleição para quem quer ter dentes mais claros, de uma forma geral e uniforme. 

De facto, trata-se de um tratamento simples, relativamente rápido e pouco invasivo. Não provoca dano aos dentes e apresenta resultados muito naturais e duradouros.

Caso clínico de branqueamento dentário

Facetas dentárias

As facetas dentárias são finas camadas de cerâmica ou resina composta que são fixadas na superfície dos dentes para melhorar a aparência. Logo, são uma opção para corrigir alterações de cor, forma e alterações ligeiras de posicionamento. 

Coroas dentárias

As coroas dentárias são revestimentos que cobrem todo o dente, podendo até substituir toda a parte visível do dente. Assim, estão indicadas para dentes com destruição severa ou que têm reconstruções muito grandes e que, por isso mesmo, apresentam alterações de coloração relativamente aos dentes adjacentes.

Substituição de restaurações antigas

Restaurações antigas, como as de amálgama — vulgarmente chamadas de chumbo —, podem causar descoloração ao longo do tempo e precisar de ser substituídas por materiais mais estéticos, como resinas compostas ou cerâmicas.

Tratamento endodôntico ou desvitalização

Se a descoloração do dente for causada por uma infecção ou dano na polpa dentária, o tratamento endodôntico pode ser necessário. 

Afinal, a endodontia é o tratamento dentário que envolve a remoção da polpa dentária — tecido mole localizado no interior do dente — danificada ou infectada, e a limpeza/desinfecção e selagem do canal existente no interior das raízes do dente, para prevenir infecções futuras.

Branqueamento interno

O escurecimento de um dente após um tratamento endodôntico, pode ocorrer devido à remoção da polpa dentária, afetando a nutrição e a hidratação do dente, tornando-o mais suscetível à descoloração. 

Nesses casos, é possível realizar um branqueamento interno do dente escurecido. Este procedimento é realizado em consultório e consiste na aplicação de um gel de branqueamento no interior do dente. 

É pouco invasivo, não resultando em dano dentário e tem resultados rápidos e duradouros. 

Os seus dentes estão escurecidos? Sempre que detectar um ou vários dentes com alterações de cor, o primeiro passo passa por consultar um Médico Dentista. Apenas ele poderá determinar a causa da descoloração e proceder ao tratamento mais adequado ao seu caso.

Drª. Sara Franco

Médica Dentista na Clínica YOU

Inscrita na OMD com o nº 8211