As facetas dentárias são capas muito finas de cerâmica que são aderidas à superfície dos dentes naturais. Permitem corrigir imperfeições na forma, volume e cor dos dentes. 

Neste artigo vou explicar-vos quais os objetivos das facetas dentárias, em que casos estão indicadas, como são aplicadas e quais os cuidados que devem seguir após a sua colocação.

Facetas Dentárias

Quando devo colocar facetas dentárias em cerâmica?

As facetas dentárias permitem uma naturalidade e harmonia do sorriso com as características próprias da face de cada paciente. Nesse sentido, existem vários motivos que podem levar à sua aplicação.

Alguns exemplos são: 

  • dentes descolorados;
  • dentes resistentes aos branqueamentos dentários;
  • dentes com alterações de forma (dentes conóides);
  • fecho de diastemas (espaçamento entre os dentes);
  • perda de estrutura dentária extensa.

Além disso, também é recorrente recorrer à aplicação de facetas dentárias em cerâmica após tratamentos de ortodontia, para um acabamento rápido e pouco invasivo.

Quais são as vantagens?

São várias as vantagens associadas à colocação de facetas dentárias. Desde já, é um tratamento minimamente invasivo, que satisfaz as necessidades estéticas, estruturais e biológicas do paciente.

Além disso, a reabilitação com facetas dentárias é também um tratamento conservador, dado que é feito um desgaste mínimo na superfície dentária, de forma a ser preservado o tecido dentário.

Por último, é um tratamento duradouro, pois devido à elevada biocompatibilidade da cerâmica, apresenta ótimos resultados a longo prazo.

Colocação de facetas dentárias em cerâmica: passo-a-passo

1. Planeamento digital do sorriso e mock up

Primeiramente, com o auxílio do software Digital Smile Design é possível planear e desenhar o sorriso de acordo com as características individuais do rosto de cada paciente, de forma a gerir expectativas e ser previsível o resultado final. 

2. Preparação dentária e colocação de facetas provisórias

Após aprovado o plano de tratamento, é realizada a preparação dentária e a colocação das facetas provisórias. 

3. Colocação das facetas dentárias em cerâmica

Finalmente, nesta consulta, são substituídas as facetas provisórias pelas facetas em cerâmica.

As facetas dentárias em cerâmica são produzidas em laboratório, através de tecnologias que permitem uma adaptação precisa entre a cerâmica da faceta e o esmalte da superfície dentária. 

Cuidados após a colocação das facetas dentárias

Tal como a dentição normal, dentes reabilitados com facetas dentárias também requerem cuidados. Logo, é necessário revisões periódicas no Dentista e realização de consultas de higiene oral, bem como cuidados de higiene oral adequados por parte do paciente. 

Em suma, se pretende melhorar o seu sorriso ou corrigir alguma imperfeição, a solução pode passar pela colocação de facetas dentárias. Contudo, cada caso é um caso, e por isso é necessária sempre uma observação clínica por parte do Médico Dentista.

Dr.ª Catarina Gama

Médica Dentista na Clínica YOU

Inscrita na OMD com o nº 7984