A falta de dentes é, infelizmente, uma realidade com que muitas pessoas se deparam. E quando chega o momento de pensar na sua substituição, surge a questão inevitável: “Devo optar por colocar implantes dentários ou uma prótese removível?”.

Neste artigo, vou explicar as diferenças entre estas duas opções.

A falta de dentes não é só um problema estético

A falta de dentes, seja pelos mais diversos motivos — acidentes, traumas, desgaste, cáries ou infecções — não é apenas uma questão estética, mas um problema de saúde.

Uma das principais consequências da falta de dentes é a dificuldade em mastigar alguns alimentos. Mas também pode provocar o desalinhamento dos outros dentes, problemas de oclusão, dores de cabeça e ainda dificuldades na fala.

Tratamentos para a falta de dentes

Como solução para a falta de dentes surgem duas opções: os implantes dentários e a prótese dentária fixa ou a prótese dentária removível. Em ambos os casos, o objetivo é a substituição de dentes perdidos. Contudo, têm particularidades diferentes. 

Nas próteses removíveis, apenas é possível substituir uma parte do dente, ou seja, a parte visível do dente ou coroa. 

Através dos implantes dentários é possível substituir um dente na sua totalidade, incluindo a coroa e a raiz. Os implantes dentários vão substituir a raiz do dente e é este detalhe que faz toda a diferença quando comparamos as duas opções.

Próteses dentárias removíveis

As próteses removíveis são, como o nome indica, peças artificiais que podem ser colocadas e removidas da boca. São feitas para se adaptarem à cavidade oral e a sua estabilidade é suportada tanto pela gengiva, como pelos dentes existentes. 

Sendo dispositivos orais, torna-se necessário higienizá-las diariamente, e é também conveniente removê-las durante a noite, para permitir o alívio dos tecidos orais. 

Precisam, ainda, de ser ajustadas periodicamente e se existirem alterações estruturais na cavidade oral — perda de outros dentes, perda substancial de gengiva ou osso — podem necessitar de ser substituídas na totalidade.

Prótese dentária removível

Implantes dentários e próteses dentárias fixas

Ao contrário das próteses removíveis, os implantes dentários são uma opção fixa, ancorada ao osso e não precisam do apoio da gengiva ou dos dentes adjacentes para se segurarem. 

Surgem então, algumas vantagens associadas aos implantes dentários e às próteses fixas: evitam feridas gengivais, cáries ou desgastes dos dentes de apoio das próteses removíveis. Além disso, assemelham-se muito aos dentes naturais.

Nesse sentido, possibilitam também uma mastigação mais estável e uma alimentação sem restrições, deixando o paciente de estar limitado a alimentos de consistência mole.

Por último, em termos de manutenção, as próteses fixas requerem praticamente os mesmos cuidados dos dentes naturais. É aconselhada uma boa higiene oral e visitas regulares ao Médico Dentista, por forma a realizar limpezas dentárias.

Implantes dentários

Prótese dentária fixa

Mas, afinal, que opção escolher?

Se sofre com a falta de dentes, tanto a prótese dentária fixa como a prótese dentária removível são soluções que o vão ajudar a sorrir sem constrangimentos e de forma saudável. 

Contudo, cada caso é um caso. Por isso, no momento da escolha, deve consultar o seu Médico Dentista e informar-se sobre a opção que melhor se adequa ao seu caso. 

Dr. Pedro Freitas

Médico Dentista e Diretor Clínico da YOU